Andar de patins é algo muito mais antigo do que pensamos. Desde 1760, quando o inventor belga John Joseph Merlin criou o que mais tarde foi considerado o primeiro patins em linha, houve muitas mudanças e avanços no campo do esporte. Inicialmente, as rodas eram colocadas em patins de gelo, porém, como esses não tinham freio e eram muito difíceis de manobrar, fazendo que não fosse muito popular.
Porém, em 1863, James Plimpton, de Massachusetts, inventou o patins com dois eixos independentes, com duas rodas cada, como se fosse um carro. Esse modelo já era mais fácil de manobrar e tinha freio. Rapidamente, os diferentes patins ganharam popularidade, de uma forma que se tornaram uma febre a partir de 1930. O esporte evoluiu de um simples passa tempo para competições acirradíssimas. Existem diversas vertentes que podem ser tomadas dento dentro do esporte, como a patinação artística, street, o hóquei de patins, as competições de velocidade, freestyle, entre outros.
Patinação é um esporte considerado um dos que mais queima calorias e ao mesmo tempo relaxante para o praticante, pois dá um inevitável sentimento de liberdade - mas para sempre manter a diversão em primeiro lugar, é necessário investir em equipamentos de proteção e peças, rodas e rolamentos de qualidade.